Dia 22 de março de 2025 (sábado), manhã e tarde
Local: Espaço circense montado na Praça Padre Otto Sailler.
Endereço: Rua Professor Luis Carlos, centro de Taquaritinga do Norte/PE.
Público alvo: Profissionais da educação, estudantes, produtoras(es) culturais, cineastas, cineclubistas e quaisquer pessoas com interesse no tema.
Carga horária total: 5h
Inscrições gratuitas: de 11 a 20 de março, preenchendo o formulário online
Das 9h30 às 11h30
Abertura do evento
Diálogo: O Cinema como Semente Socioambiental em Pernambuco. Laura Castor (Realizadora audiovisual / Cine Pardal / Coletivo Cinema no Interior – Petrolândia/PE)
Narriman Kauane (Realizadora audiovisual, curadora e produtora cultural / Coletivo Thul’se Audiovisual e Mostra Cine Comunaty – Território Fulni-ô/PE)
Paulo Conceição (Professor, realizador audiovisual e diretor do Festival Internacional de Cinema de Itaúna – Caruaru/PE).
Mediação: Danielle Jansen (Mantenedora florestal, engenheira agrônoma, educadora ambiental e produtora cultural – Garanhuns/PE).
Das 14h às 15h30
Diálogo: O Letramento Geográfico e os Números do Lugar: notas da Geografia da Infância por uma Educação Melhor – Prof. Me. Nielson da Silva Bezerra (IFPE – Campus Recife);
O Desenho do Lugar: um estudo de caso com crianças do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Recife – Profª. Marlla Fabíola Araújo – SENAI-PE.
O Tecer das Memórias: os desenhos das paisagens infantis nos espaços públicos de brincar na cidade de Igarassu – PE – Profª. Laís Lira Veloso de Farias – IFPE, Campus Recife.
Das 15h30 às 16h30
Sessão Cine Hidro + Conversando Água
Prof. Dr. Enildo Luiz Gouveia (IFPE – Campus Recife)
Encerramento.
É Natural de Petrolândia-PE, sertão de Pernambuco e iniciou no cinema e audiovisual através das oficinas do projeto Cinema No Interior, em 2019. Desde então, vem atuando em projetos audiovisuais de linguagem documental e ficção em diversas funções, especialmente na área de fotografia como fotógrafa still, assistente e operadora de câmera. Também participa de projetos de iniciação audiovisual no sertão como oficineira, compartilhando conhecimentos e aprendendo sobre formas diversas de fazer cinema no interior. É idealizadora da mostra Cine Pardal.
Indígena do povo Fulni-ô, é produtora cultural, oficineira, curadora e realizadora audiovisual. Co-fundadora do coletivo Thul’se Audivisual, atua na produção de vídeos, no gerenciamento de mídias sociais e fotografia do coletivo. Na pandemia, dirigiu coletivamente o curta-metragem Ethxô Nandudya. Em 2024 dirigiu o documentário Wadja. É articuladora na Rede Kathaherine (Rede que reúne cineastas indígenas de diversos biomas). É também uma das principais idealizadoras da 1ª e 2º Mostra de Cinema Indígena Cine Comunaty, sediada na própria aldeia.
É realizador e curador do FestCine Itaúna – Festival Internacional de Cinema de Itaúna, da Mostra Ela na Tela de Cinema Feminino e do Cine Clube Cururu, além de ministrar oficinas de cinema em escolas públicas de Caruaru-PE. Codiretor da Cia Bacurau Cultural, ele desenvolve projetos artísticos e sociais em comunidades vulneráveis do Agreste. Integrante de associações como ASSARTIC, RIPA e ABD-PE/APECI, Paulo se destaca no audiovisual pernambucano desde 2010. Seu trabalho foi reconhecido com o Voto de Aplauso da ALEPE (2020) e a Medalha de Honra ao Mérito Cultural Álvaro Lins (2023), concedida pela Prefeitura de Caruaru.
É mãe, mantenedora florestal, engenheira agrônoma, educadora ambiental e produtora cultural. Trabalha no fortalecimento do Patrimônio cultural relacionado às árvores nativas das matas serranas e aos saberes e fazeres fitoterápicos dos povos tradicionais. Realiza pesquisas, resgate e difusão da cultura alimentar e da ecogastronomia da espécie Jatobá . Autora dos livros Árvores Nativas Cultura Medicinal – 2021 e No Mundo Encantado do Jatobá – 2024. Recebeu prêmios como Fazeres e Saberes da Gastronomia de Pernambuco pela Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, 2023 e Mulheres Negras pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB/PE, 2024. Mestranda pelo Programa Pós Graduação em Ciências Ambientais – PPCIAM – UFAPE.
É professor do IFPE Campus Recife, onde atua na Licenciatura de Geografia e na Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental e Cultural. Doutorando em Geografia na UFPB. Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela UFPE. Foi Educador e Coordenador de Programa da Gestos: soropositividade, comunicação e gênero. Representou a Sociedade Civil no Conselho de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Recife. Foi Professor das séries iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura do Recife.
É licenciada em Geografia e pós-graduada em Ensino de Geografia e História. Atualmente, é coordenadora pedagógica do SENAI/PE. Tem grande entusiasmo pela Geografia e pela infância, áreas que dialogam de forma direta com a sua vivência como mãe de uma menina de 9 anos. Busca sempre integrar esses campos em sua prática educacional, promovendo um ensino mais próximo aos olhares das crianças.
É graduada em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Pernambuco e pós-graduanda pela Universidade de Pernambuco, no curso de Desenvolvimento Sustentável para a Educação Básica. Atua nas áreas de educação e geografia para crianças e faz parte do Grupo de Pesquisa Educação: práticas e concepções contemporâneas.
51 anos, natural do Recife e residente no Cabo de Santo Agostinho, é professor Dr. em Geografia (UFPB, 2017). Leciona no IFPE/Campus Recife onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco nos recursos hídricos e meio ambiente. Atua na educação básica, ensino superior e pós-graduação. É poeta, membro da Academia Cabense de Letras – ACL, autor de quatro livros, além de ser compositor e cantor.
NOSSAS REDES
FALE CONOSCO
CURTA TAQUARY | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2023